Lygia de Luca, repórter do IDG Now!" />

OpenSocial será lançado a usuários brasileiros do Orkut em junho

Lygia de Luca, repórter do IDG Now!
30/05/2008 - 19h11
São Paulo - Brasil, que é o país com maior número de usuários do Orkut no mundo, é o último a receber a plataforma aberta de aplicativos.

O OpenSocial vai estar disponível para os usuários brasileiros em junho, revelou Patrick Chanedon, durante o evento Google I/0, na quarta-feira. No evento, 12 empresas que adotaram ou estão adotando o OpenSocial estiveram presentes.

Patrick Chanedon, evangelizador da plataforma no mundo, divulgou também essa informação em seu blog. Até o momento, cerca 50% dos usuários do Orkut já tem acesso a plataforma de aplicativos OpenSocial.

>Veja como o Orkut ficará com as aplicações

Os brasileiros correspondem à metade (53,85%) dos usuários que ainda não conseguem visualizar os aplicativos criados com a plataforma.

Caso o usuário queira ver o 'novo Orkut', basta trocar o nome do país de origem 'Brasil' para qualquer outro da lista. Dessa forma, é possível incluir aplicativos no perfil e visualizar os disponíveis.

A assessoria do Google confirma que a empresa possui expectativa de lançar o OpenSocial no Brasil ainda este semestre, com chances de ser em junho, como citou Chanedon.

Em janeiro, o Google Brasil confirmou que a integração entre o Orkut e o OpenSocial seria feita em fevereiro, informação adiantada pelo IDG Now! em novembro de 2007.

O buscador, porém, voltou atrás em fevereiro citando problemas de estabilidade e postergando a integração por prazo indeterminado.