Redação do IDG Now!*" />

Software ajuda na criação e organização de torneios esportivos

Redação do IDG Now!*
29 de dezembro de 2006 - 15h10
São Paulo - Programa eCampeonatos elabora tabelas para competições esportivas e permite acompanhamento dos resultados pela internet.

Pesquisadores do Laboratório de Design (DesignLab) do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) criaram o eCampeonatos, um software para organizar competições esportivas.

O programa é usado pela Secretaria Municipal de Esportes (SEME) de São Paulo para gerenciar os Jogos da Cidade, reduzindo em cerca de 40% as despesas do evento.

O eCampeonatos foi desenvolvido a partir de uma necessidade da SEME, em 2004, quando o agendamento das partidas levava de três a quatro meses por conta do grande número de atletas envolvidos, que subiu de 19.810 no ano passado para 52.942 em 2006.

O programa também possui um assistente de criação de campeonatos. Segundo o engenheiro Eston Santos, pós-graduando da Poli que coordenou o projeto, basta fornecer a forma de disputa, as equipes participantes e os locais com as datas disponíveis para a tabela ser feita em segundos, no Congresso Técnico.

O eCampeonatos também registra todas as punições do Tribunal de Justiça Desportiva dos Jogos, para evitar a inscrição de atletas suspensos. E os resultados das competições são lançados na internet pelos representantes da Prefeitura, com a definição automática dos próximos confrontos.

O eCampeonatos foi desenvolvido em parceria com a empresa thinkUP e demandou um investimento de 1 milhão de reais desde o início do projeto, em 2004.

O engenheiro calcula que o uso do programa reduziu em cerca de 40% o custo total dos Jogos e ajudou a incrementar o número de pageviews ao site dos Jogos - de 653.661 em 2005 para 2.581.804 este ano.

No site do eCampeonatos é possível acompanhar os Jogos e entrar em contato com as equipes. A partir de janeiro, de acordo com Santos, o site deve estar disponível a qualquer pessoa interessada em organizar uma competição esportiva.

O projeto do eCampeonatos foi o terceiro colocado entre os dez finalistas da etapa nacional do Concurso inSites de inovação tecnológica, promovido pela IBM no último dia 12 de dezembro, durante o evento IBM Connect and Play 2006, em São Paulo.

*Com informações da Agência USP