Entrevista: A Wikipedia por seu criador, Jimmy Wales

Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!
08 de novembro - 08h00
São Paulo - Fundador da enciclopédia colaborativa Wikipedia adianta funções para melhorar qualidade dos verbetes e afirma não ter concorrência.

Notícias Relacionadas

jimmy_wales_entrevista_88x66Por serem obras de referências, as enciclopédias sempre contaram com equipes de especialistas na elaboração e na edição de cada verbete de seus pesados e numerosos volumes.

Com ajuda de uma linguagem que permite a interação dos usuários -- chamada wiki --, o norte-americano Jimmy Wales inverteu completamente a regra para construir a mais ampla enciclopédia na internet.

Cinco anos após seu lançamento, a Wikipedia conta com mais de 5,6 milhões de artigos em 250 línguas, acessíveis e editáveis por qualquer usuário sem qualquer tipo de cadastro e de forma gratuita.

O sucesso da Wikipedia, já comparada com uma versão digital da mítica “Torre de Babel”, colocou a enciclopédia como o 15º site mais visitado na web, segundo o Alexa. E também incentivou polêmicas.

A comparação com a centenária Britannica, feita pela revista Nature, em março de 2006, e as acusações de falta de controle na edição, que forçaram a Fundação Wikimedia a obrigar cadastros na criação de novos verbetes, parecem não ter abalado a confiança no conteúdo construído coletivamente.

Responsável pela fundação da enciclopédia e presidente do conselho da Fundação Wikimedia até a última semana, Wales afirma nesta entrevista que não vê concorrentes para a Wikipedia e que a enciclopédia atingiu “um nível mínimo” de informações imprecisas e violações. Confira agora a entrevista exclusiva do IDG Now!.

IDG Now! - A construção coletiva da Wikipedia tem como desvantagem a falta de precisão de parte dos dados publicados. Informações da Business Week afirmam que metade dos 40 mil artigos criados diariamente é apagada em razão da imprecisão. O que a Wikipedia tem feito para diminuir esta taxa?

Jimmy Wales - Sempre que uma informação é publicada, a comunidade decide se ela está boa ou não. Mas posso dizer que o volume de imprecisão não chega a ser um problema, já que podemos apagar todos os verbetes com este problema em apenas dois segundos.

A maioria das páginas que são apagadas foi feita para simples testes de sistema ou por novos usuários que ainda não entendem como funciona a publicação de conteúdo na Wikipedia. Esta “limpeza” já virou algo corriqueiro e quase automático.
++++
Quais são hoje os principais problemas para a Wikipedia?
Acho que seriam questões editorais mais tradicionais, que qualquer tipo de publicação enfrentaria. Por exemplo, melhorar a qualidade do trabalho no tempo correto para que os usuários finais cheguem e encontrem na Wikipedia o melhor material possível.

Para este fim, estamos experimentando um novo sistema de “flags”, a ser lançado primeiro na Wikipedia em inglês. Eles vão identificar os melhores artigos e dar a certeza de que serão encontrados pelo usuário mais facilmente.

Esperamos que a novidade funcione como uma indicação dos melhores termos para que usuários tenham moldes para se espelhar na criação de novos verbetes.

A questão da imparcialidade por parte de usuários quanto à publicação de conteúdo também preocupa a Wikipedia?
Esta é sempre uma questão sobre a qual estamos trabalhando constantemente. Com o tempo, descobrimos que a comunidade madura da Wikipedia escreve artigos neutros naturalmente.

É claro que existem problemas com uma porção dos usuários, mas atingimos um ponto mínimo (de parcialidades) nos últimos meses. Evidentemente, não existe uma solução mágica.

Em qualquer veículo de mídia, quem escreve precisa estar ciente sempre da possibilidade de permitir sugestões e mudanças que tornem o texto melhor e mais justo. Com temos esta preocupação, posso dizer que a imparcialidade é um dos atuais méritos da Wikipedia.

Atualmente, a Wikipedia é o serviço wiki de maior sucesso no mundo. A visibilidade da enciclopédia online poderia fomentar o crescimento da linguagem wiki em aplicações corporativas?
Definitivamente. Somos o principal exemplo e este é um momento ótimo tanto para a Wikipedia como para a linguagem wiki.

Fora da Wikipedia, existem inúmeras pessoas usando aplicações wiki em ambientes corporativos, além de um enorme movimento de wikis por toda a internet que está unindo milhões de usuários.
++++
Como funciona o processo de publicação e edição dos verbetes na Wikipedia? Após enviar o texto, existe alguém contratado pela organização para avaliar se o conteúdo é bom ou não?
Não. Posso dizer que 99,99% das páginas na Wikipedia estão destravadas para interação livre, para que qualquer um possa editar ou promover mudanças nos artigos. As mudanças são reproduzidas imediatamente após o usuário salvar seu trabalho.

Temos uma página de Recent Changes, que indica as alterações mais recentes e é constantemente monitorada pela comunidade. Todos os usuários são bem rápidos para revisar as mudanças e apontar se existem imprecisões ou não.

Qualquer um pode bloquear verbetes ou indicar que um verbete específico não está preciso o bastante. A Wikipedia não tem nenhum funcionário contratado que faz este controle.

Qual é o modelo comercial empregado pela Wikipedia? Como a Fundação Wikimedia não tem fins lucrativos, como a enciclopédia online se mantém?
A Fundação é uma organização sem fins lucrativos. Somos financiados por doações do público em geral. A grande parte da verba que temos é de pequenas doações de até 200 dólares feitas por milhares de usuários.

A maior parte do dinheiro vem dos Estados Unidos e da Europa, mas existem também doações consideráveis de países como Japão e Austrália e também da América do Sul.

Nosso escritório conta com apenas cinco funcionários: um diretor executivo, um diretor financeiro, dois programadores e a mulher que atende o telefone. Nenhum deles faz nada relacionado à edição de verbetes.

Isto é feito exclusivamente por voluntários da comunidade Wikipedia espalhados pelo mundo. As doações recebidas da comunidade são suficientes para pagar os cinco funcionários que trabalham na Fundação Wikimedia.
++++
A Wikipedia já afirmou ter planos de entregar seu conteúdo em smartphones e nos telefones celulares, além de boatos sobre uma possível versão impressa. Quais são os planos da Fundação Wikimedia para introduzir a enciclopédia em novas mídias?
A Fundação Wikimedia não tem planos específicos de lançar uma versão da Wikipedia em papel, mas existem projetos sendo conduzidos na Alemanha, por exemplo, para que uma outra companhia faça isso.

O principal foco da Wikipedia ainda é oferecer a cada habitante do planeta uma enciclopédia gratuita em sua própria língua e, em diversas culturas, sabemos que, para atingir nosso objetivo, teremos que tentar outros métodos de distribuição que passam pelo papel.

Queremos atingir tanto usuários que não têm acesso a computadores ou escolas, que não têm conectividade com a internet para acessar a Wikipedia, nem recursos para contar com uma enciclopédia paga.

Não chega a ser um plano, mas, definitivamente, esta é uma preocupação que estará em nossa agenda nos próximos anos.

Quanto a telefones celulares, estamos trabalhando com diversas empresas para aperfeiçoar a experiência de navegação em telas menores. Isso já é possível atualmente em telefones celulares, a ponto de ficar semelhante à experiência disponível em PCs de mesa.

A Wikipedia está disponível em 250 diferentes línguas e a base de verbetes está ligada intimamente ao número de usuários que falam a respectiva língua.  Há planos para tornar todo o conteúdo da Wikipedia disponível para todos independente do idioma?
Sim, temos diversos planos de evangelização. Estive na Índia duas vezes nos últimos dois meses para incentivar melhorias na Wikipedia hindu.

Estamos pensando também em contratar um coordenador de língua para que versões da Wikipedia em línguas nas quais ainda não temos o tamanho ou a importância o suficientes se tornem melhores. Um exemplo é a swahili.
++++
Mas existem planos para traduzir conteúdo para que haja apenas uma base de conhecimento da Wikipedia distribuída em diferentes línguas? A versão em português, por exemplo, tem 193 mil artigos, quase dez vezes menos verbetes que o total de 1,46 milhão da versão em inglês.
A Wikipedia não terá mais tradução do que a já praticada pelos usuários, já que nossas ações são mais evangelizadoras do que de tradução.

A maioria do conteúdo, porém, é escrita regionalmente por usuários, que acham mais divertido partir de esboços do que apenas traduzir verbetes já publicados.

Usar a Wikipedia em inglês como base para uma enciclopédia universal parece uma idéia prática, mas mataria essas particularidades regionais.

A Wikipedia em português é uma das maiores versões da enciclopédia e tem crescido de forma bem rápida. Diria que, de três a cinco anos, a enciclopédia em português já terá passado do primeiro milhão de verbetes.

Quais os países que mais contribuem com a Wikipedia?
Em termos de criação e interação ‘per capita’, os povos que falam alemão são os que mais contribuem. Não sei dizer exatamente o porquê, mas a Wikipedia tem muito prestígio em países de língua alemã.

Tanto que a Wikipedia nesta língua é a segunda maior da Fundação Wikimedia, mesmo que o número de usuários que falem alemão seja muito menor do que os que falam inglês.

Em termos de contribuição total, a Wikipedia em inglês é líder por contar com a colaboração dos Estados Unidos, um país muito grande e com ótima conectividade para a maioria dos seus habitantes, além de outros usuários que falam inglês pelo mundo.

E quais comunidades são responsáveis por mais vandalismo na Wikipedia?
São os mesmos usuários de língua alemã. O número de vandalismos em verbetes da Wikipedia tem relação direta com a taxa de contribuição dos usuários. Mas não existem problemas com nenhum povo específico neste sentido.
++++
Em outubro, você enviou um e-mail à comunidade da Wikipedia sugerindo a compra de material protegido por direitos autorais para suposta distribuição livre. A Wikipedia está pensando em tomar uma ação neste sentido?
Sim. Na verdade, ainda não é um projeto e sim uma idéia para que a comunidade sonhe com a possibilidade de transformar alguns conteúdos de copyright para copyleft.

Quando tivéssemos esta listagem, começaríamos a ir atrás de maneiras para que o projeto se viabilizasse. Ainda não temos idéia também como a compra seria feita -- se por doações da comunidade ou por intermédio de patrocinadores.

Existe um projeto similar à Wikipedia chamado Citizendium. O Larry Sanger, um dos profissionais que ajudou a fundar a enciclopédia, inaugurou o Citizendium há um mês. Esse projeto é rival da Wikipedia?
Não vejo a Citizendium como uma ameaça. Existem diversos projetos similares aparecendo na internet e nós damos boas-vindas a todos eles. Entre as novas iniciativas que conheço, a Citizendium é uma das menos importantes atualmente.

E quais são estes potenciais rivais?
Não consigo ver muitos rivais para a Wikipedia hoje em dia, talvez por ser bastante otimista. Nem mesmo com enciclopédias tradicionais, como a Britannica, nos preocupamos com as rivalidades ou com as competições por não termos a preocupação de contar com um modelo de negócios que dê lucro no final do mês.

Ao contribuir com a Wikipedia, somos apenas uma comunidade de usuários se divertindo.

Você tem enciclopédias de papel em casa?
Não. Tenho apenas alguns livros de uma antiga edição da Britannica. Estou pensando em comprar uma para minha filha, que está em idade escolar.

Quais dos sites na internet você usa com mais freqüência no seu cotidiano?
Wikipedia, todos os sites da BBC e o Flickr, onde tenho uma conta com fotos pessoais.

Qual espaço ocupado por todas as versões da Wikipedia?

Não faço a mínima idéia. Mas te garanto que é imenso (risos).