Mente Hacker

A escola hacker

Publicada em 05/07/2006 16:25

Dia após dia a recebo diversos e-mails de jovens brilhantes à procura de um professor para aprender os segredos do “mundo hacker”. O que percebo, nos mais de 200 e-mails que recebo por dia, são solicitações de informações e que, na realidade, existe um objetivo muito maior por trás de tudo isso.

Todas as pessoas são vencedores potenciais. O meu papel ao responder as solicitações é demonstrar que para alcançar o objetivo final será necessário um treinamento sobre o assunto e uma mudança no comportamento.

O treinamento é bastante básico. Solicito que o “aprendiz” desenvolva um trabalho simples de um tema que esteja mais familiarizado. Por exemplo, segurança em redes wireless. É fornecido um modelo de documentação para ajudar na elaboração do trabalho, são fornecidas algumas referências de pesquisa sobre o assunto, é estabelecido um prazo e aguardo ansiosamente a entrega do trabalho para uma avaliação. O resultado final é fantástico! São redações de altíssima qualidade.

Essa metodologia tem ajudado as pessoas que procuram “receitas de bolo” sobre técnicas de invasão, a entender que existe uma série de objetivos menores a serem atingidos antes de fazer parte de um grupo “maior” de pesquisadores na área de segurança. Podemos perceber que esses jovens brilhantes, que desenvolvem uma pesquisa sendo orientados por um profissional mais experiente, começam a caminhar com as “próprias pernas” e quando menos percebem, já estão dominando técnicas de invasão sem precisar de muita ajuda ou “receita de bolo”.

Enquanto algumas pessoas rotulam negativamente jovens que buscam conhecimentos de técnicas de invasão, eu vejo esses jovens como possíveis vencedores que precisam de uma pessoa para orientá-los e direcionar o conhecimento adquirido para ações positivas.

A “escola hacker” não tem fim. Quanto mais estudamos, mais percebemos que não sabemos nada. Sendo assim, sempre estarei ministrando palestras sobre técnicas de invasão, análise de risco e fraudes, divulgando conhecimento e principalmente formando novos profissionais na área de segurança da informação.

Denny Roger é um dos fundadores da Batori Software & Security, já atuou como Security Officer de instituições financeiras e é autor dos cursos Segurança da Informação em Ambientes de Rede e Sistema de Gestão da Segurança da Informação – ISO 17799. E-mail: denny@batori.com.br .

  • Tes Hatake

    Preciso muito aprender sobre invasões,mas aqui onde moro é um lugar desprezado e minha mente preparada e disponível não tem como ser usada. Agradeceria eternamente se alguem em ajudasse.