Glog

Testamos o “Siri” do New Fiesta Hatch

Publicada em 04/02/2012 10:00

Sistema Sync, que usa tecnologia desenvolvida pela Ford em parceria com a Microsoft, permite fazer ligações telefônicas ou selecionar músicas apenas com comandos de voz.

por Daniel dos Santos, Now Digital

Um dos principais atrativos (se não for o maior) do iPhone 4S, novo smartphone da Apple, é o recurso de comando de voz Siri, espécie de mordomo digital, que permite pedir ao aparelho que faça ligações, veja como será o tempo na semana ou programe o despertador para te acordar às 8 horas, por exemplo.

A  tecnologia de comando de voz não é uma exclusividade dos produtos da Apple ou do mundo dos smartphones. Ela já pode ser encontrada inclusive em veículo compactos vendidos no Brasil, como o  New Fiesta Hatch 2012 (motor 1.6).

New Fiesta:

New Fiesta: não precisa tirar a mão do volante para discar

Avaliamos o sistema do novo automóvel, que utiliza a tecnologia Sync, desenvolvida pela Ford em parceira com a Microsoft, e podemos dizer que ele é uma opção confortável e prática para realizar funções como fazer chamadas telefônicas ou mesmo selecionar uma música. Mas, a exemplo do recurso do iPhone, também dá umas “derrapadas”.

Para acionar o sistema, basta tocar no botão que fica na alavanca do lado esquerdo do volante. Feito isso, o painel central do sistema passa a ouvir o que o motorista deseja e pede para que ele diga um comando, como ” Telefone” ou “USB”.

Antes de começar a usar o telefone, é necessário sincronizar o smartphone com o sistema Sync, com o uso do Bluetooth. Seu celular vai identificar a disponibilidade da rede do Sync e fazer a conexão. Com esse processo, o sistema do carro compartilha a lista de contatos e passa a reconhecer o aparelho automaticamente quando você entra no carro das próximas vezes, desde que o Bluetooth esteja ativado.

Mas vale lembrar que nem todos os aparelhos são compatíveis com o sistema, o que pode restringir as funções. Para saber mais sobre essa questão vale visitar o site do Sync . Durante nossos testes, por exemplo,o recurso de leitura de SMS não funcionou com o nosso iPhone 4S de testes, por exemplo, apesar de outras funções trabalharem sem problemas com o aparelho.

Após parear o celular com o Sync, basta dizer coisas como “Ligar para Eliane no trabalho”, para que o sistema do carro identifique o que você deseja e devolva a solicitação com perguntas como “Eliane trabalho ou Eliane celular?” ou mesmo questione qual pessoa chamar exatamente, caso haja mais de um contato com o mesmo nome. Respondida as questões (tudo sem tirar as mãos do volante) ele faz a ligação e o motorista passa a conversar pelo sistema de som do veículo.

Algumas vezes, porém, ele não consegue entender exatamente o que foi pedido, mas pelo menos tem o trabalho de confirmar com o usuário o que foi solicitado, antes de fazer uma ligação errada. E há a possibilidade, também, de fazer uma ligação dizendo os números que deseja chamar.  O som é de boa qualidade, superando sistemas como o de viva-voz do smartphone.

Quer curtir uma música sem precisar tirar a mão do volante? Pois o sistema de som permite ouvir as canções que estão armazenadas no smartphone, sem o uso de fios. Ao dizer Bluetooth áudio, ele busca e reproduz as músicas que estão no seu telefone.

Painel do New Fiesta: tela exibe nome ou número dos contatos e nome das múcisas

Painel do New Fiesta: joystick no centro e tela que exibe nomes de contatos ou funções

Outra alternativa para ouvir música com comandos de voz é o comando USB. Se um pendrive estiver espetado no console do New Fiesta, basta selecionar essa função e dizer, por exemplo, “reproduzir Iron Maiden Fear of the Dark” para que ele encontre a canção e pronuncie o nome da música pedida (às vezes com um sotaque estranho) e comece a tocá-la.

De maneira geral, o sistema Sync funciona bem, permitindo uma direção segura enquanto há o uso das funções de telefone e música, entre outras. Mas o pacote utilizado no New Fiesta Hatch fica devendo, por exemplo, um sistema de navegador GPS integrado, item que os brasileiros  deseja muito (basta olhar no painel dos veículos das grande cidades). E se o GPS aceitar comandos por voz, então,  cai melhor ainda.

O New Fiesta Hatch inclui outros itens incomuns em veículos de sua categoria, como sensor de peso do passageiro,  que identifica a presença de uma criança, por exemplo, pelo seu peso e interfere no sistema de airbag. E em sua versão topo de linha oferece sete airbags.  Na lista de “mimos” também estão rodas de liga leve aro 16, Freios ABS, assistente de partida em rampa e retrovisores com luz indicadora de direção, aquecimento e sistema para evitar o chamado ponto cego.

Logicamente, todos esses novos recursos tornam o New Fiesta Hatch 2012 bem mais caro que o tradicional Fiesta. No site da montadora, as versões com o Sync começam em quase 52 mil reais.

  • Karine80

    FIZ O TESTE DRIVE E ACHEI O NEW FIESTA HATCH ESPETACULAR DIANTE DE MUITOS NACIONAIS E ATÉ IMPORTADOS, ATÉ ENTÃO! INCLUSIVE, ELE TAMBÉM TEM OUTRO ÍTEM ESPECIAL NA PARTE INTERNA DEBAIXO DO CARRO ONDE FICA AS RODAS, QUE TEM UMA ESPÉCIE DE CARPETE QUE FAZ COM QUE AS SUJEIRAS NÃO GRUDEM! MUITO LEGAL! ESTOU ALMEJANDO TER UM DESSE DEPOIS DE TER TESTADO OUTROS QUE TAMBÉM ME INTERESSARAM, MAS ESSE ME BALANÇOU!

  • Alexandre Valerio

    O atrativo do Iphone 4s (SIRI)não tem nada a ver com o carro.. o sistema SIRI é bem mais do que os comandos basicos que o carro aceita… fazer ligação e dar um play na musica.. já é um recurso de voz antigo no Iphone e outros celulares….

  • escalador marquinhos irata

    olá amigos leitores do site, a respeito do carro, ele é realmenti esplendido, pesquisei muito antes de compra lo, e fiz a compra com certeza doque estava colocando na minha garagem, esse carro é de +,+ como nada é perfeito , o sistema sync , infelizmente tem falhas + fazer oque ele é da microsoft, si fosse Apple com certeza iria ser perfeito de +.

  • http://www.compranoexterior.com.br/ compranoexterior

    O carro é bom sim mas eu acho que existem opções melhores , a grande vantagem dos carros da Ford é a ausência de correia dentada no mais é apenas um carro igual a muitos outros  

  • http://www.compranoexterior.com.br/ compranoexterior

    O carro é bom sim mas eu acho que existem opções melhores , a grande vantagem dos carros da Ford é a ausência de correia dentada no mais é apenas um carro igual a muitos outros