Geeks ao Volante

Kia Soul EV elétrico vai emitir ruído falso de motor para alertar pedestres

Publicada em 12/11/2013 9:18


 

Quando chegar às lojas no próximo ano, o carro elétrico 2015 Kia Soul EV vai tocar mais do que música para os ouvidos dos transeuntes. O carro, que recentemente foi mostrado em versão customizada com recursos de som e vídeo durante o YouTube Music Awards, terá na sua versão elétrica o recurso de emitir um ruído “falso” de motor para alertar pedestres e animais.

O que é para muitos motoristas uma bênção – o fato de que os carros elétricos não fazerem barulho – é um problema nas ruas. Sem ruído do motor, muitos deles surpreendem os pedestres que não percebem a aproximação do veículo. O mesmo acontece com carros híbridos (gasolina/elétrico, quando estão circulando com o motor elétrico ativo).

O recurso da Kia, batizado de Virtual Engine Sound System, foi emprestado do BlueOn, carro elétrico da Hyundai lançado em 2010. Quando estiver rodando abaixo de 20 km/hora, o  Kia Soul EV vai emitir automaticamente um ruído baixo de motor a combustão. O mesmo som aparece quando o carro está dando marcha-a-ré. Em velocidades mais altas o som não vai ser emitido, pois a premissa é que os pneus vão fazer barulho suficiente para elertar sobre o veículo.

A idéia de ter algum alerta para pedestres não é nova, mas parece ser a mais sensata até agora. O Chevy Volt tem um alerta sonoro para pedestres, mas precisa ser acionado manualmente, o que muitos motoristas deixam de fazer. O Nissan LEAF usa um ruído parecido com um pernilongo que é perceptível (e para algumas pessoas irritante) mas não é identificado de imediato com um ruído típico de carro.

O Kia Soul EV vai incluir também uma tela touchscreen de 8 polegadas. A expectativa é que tenha autonomia de 190 quilômetros com uma carga completa na bateria. Isso é menos que o Tesla Model S (que roda de 231 a 400 quilômetros, dependendo da bateria utilizada), mas superior ao Toyota RAV4 EV (160 quilômetros).

A Kia diz que sua bateria de 27kWh lithium-ion polymer leva no máximo 25 minutos para carregar completamente em uma estação de carga rápida. Numa tomada de energia convencional, no entanto, é claro que vai levar mais tempo.

O Kia YouTube

A Kia vem apostando alto no público de internet com o Soul. No início do mês, durante o primeiro YouTube Music Awards, a empresa, que era patrocinadora do evento, mostrou um modelo Soul 2014 todo customizado com tecnologia suficiente para levar a festa para qualquer lugar.

Obviamente foi um truque promocional, mas já deu uma ideia do que um “carro streaming” poderia fazer: o Kia Soul YouTube tinha capacidade para fazer vídeos, bem como transmiti-los, usando uma webcam HD interna. Um teclado com trackpad embutido na traseira do carro facilita navegar pela internet e uma TV de LED de 32 polegadas, também embutida na parte traseira, operava junto com um Mac Mini transformando o carro num hot spot Wi-FI ambulante.

Com reportagem de  John Brandon – TechHive