Geeks ao Volante

Ford demonstra simuladores e veículos híbridos no Salão de Detroit

Publicada em 19/01/2013 21:24


Por William Marchiori*

Tecnologia é algo cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. Veículos nos levam de um ponto para outro, quase todos os dias. Junte os dois e você terá algo conhecido como tecnologias embarcadas – aquelas que encontramos dentro dos veículos – são o foco do Geeks ao Volante – o mais novo blog coletivo do IDG NOW. Por aqui você verá posts dos nossos repórteres e editores falando sobre os mais variados bits e bytes sobre quatro rodas.

Esta semana, teve início um dos maiores eventos automotivos do mundo, em Detroit, Michigan, nos Estados Unidos. O NAIAS (North American International Auto Show), também conhecido como Salão de Detroit, é uma exposição que segue até o dia 27 de janeiro com as principais novidades automotoras.

Visitei o evento e busquei por novas tecnologias.

Por todo lado, os carros estavam equipados com consoles de última geração repletos de funções high-tech. Espalhados em alguns cantos estavam os simuladores: de simples bancos com volantes para ensinar ao passageiro sobre as tecnologias de um determinado veículo a verdadeiras imersões virtuais.

E você achava o Gran Turismo realista, né?

Um deles é o ST Simulator, da Ford, equipado com três monitores e mecanismos hidráulicos que se movimentam de acordo com as ações virtuais do motorista. É uma máquina voltada mais para entretenimento, mas a montadora também nos mostrou o super simulador Virtexx: um domo de sete metros que fica no Centro de Pesquisas e Tecnologia da empresa.

Com uma câmera na mão, consegui captar imagens deles em ação, além de alguns testes com carros híbridos. Veja no vídeo abaixo:

*O jornalista viajou para Detroit a convite da Ford