Futuro do Presente

O marketing, o Big Data e a tomada de decisão em tempo real

Publicada em 14/02/2014 16:42

Um dos ditados sábios da cultura da gestão corporativa diz que para conseguir um bom resultado ou a solução correta para um problema é preciso, primeiro, saber o objetivo dos negócios e qual é o verdadeiro problema a ser resolvido. Dessa forma, a resposta certa fica mais fácil de ser encontrada.

O mesmo conceito pode ser aplicado ao Big Data, ou analytics. Ele não pode ser visto como a panacéia de todos os males que, magicamente, instala uma bola de cristal apenas pela adoção de uma nova tecnologia de análise de dados.

Segundo o Gartner, o Big Data vai permitir mais proximidade com o cliente e será responsável por abrir pelo menos 4,4 milhões de novas vagas nas empresas só em 2015. Mas a mágica só vai acontecer se, como num jogo de tabuleiro infantil, os executivos da companhia tiverem disciplina para andar todas as casas. E, como toda jornada, começa com um primeiro passo: entenda o seu business, identifique os dados que lhe são relevantes. Confira no infográfico abaixo, publicado no blog Zero Distance, as vantagens da tecnologia e o que é preciso saber sobre ela:

 

Big Data - Zero Distance