Circuito Deluca

Manifestações geram 1,6 milhão de menções no Twitter neste domingo

Publicada em 13/03/2016 19:48

nuvemtags

Tome nota: das 0h às 18h deste domingo (13/3), foram contabilizadas 1.624.511 menções a termos relacionados às manifestações no Twitter (global). A medida que os protestos ganhavam adesão nas ruas, aumentava também o barulho no microblog. Prova disso é que da 0h até ao meio-dia, o Twitter havia registrado apenas 373.261 menções a respeito.

No período de 0h de sábado (12/3) até às 18h de domingo (13/3), o número de menções chegou a 2.436.522 menções, considerados as mais variadas hashtags e palavras.

A hashtag mais utilizada, com maior projeção no mundo, foi #vaipararuabrasil. De acordo com o site Trends.24, ela passou a figurar entre os top 10 trending topics mundiais às 11h do domingo. E lá permaneceu até às 18h, tendo ocupado a primeira posição entre às 13h e às 14h.

Às 16h, entrei em contato com o Fabio Malini, Laboratório de estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), do Departamento de Comunicação Social, associado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Espírito Santo. Havia combinado com ele  avaliar o comportamento dos manifestantes, simpatizantes e opositores nas redes sociais. De imediato, Malini analisou para mim os dados capturados no Twitter, já que a API do microblog, ao contrário da do Facebook, permite este tipo de trabalho.

Fábio coletou no Twitter os seguintes termos, a partir das 15h do sábado (12/3), até às 16h de domingo (12/3): protesto, manifestacao, manifestante, manifestacoes, vempraruabrasil, marchadoscorruptos, carnadogolpe2016, marchadoscoxinhas, vemprarua e “vem pra rua”. (Como são termos para monitoramento no twitter, a grafia é esse mesmo, sem acentuação).

“Optei por trabalhar palavras do senso comum e as hashtags oficiais dos governistas e oposicionistas. Assim garantiria uma análise mais ampla dos discursos sobre os protestos”, comenta ele.

O universo foi de 350 mil tweets gerados por 133.676 usuários. “Estranho esse número tão baixo para o universo global, lembrando que protesto é uma palavra tb no idioma espanhol, ou seja, tem muita ambiguidade”, argumentou.

As hashtags com maior volume de tweets nesse período foram:
#vempraruabrasil, 33354 tweets
#marchadoscorruptos, 9448#
#vemprarua, 5379
#foradilma, 4370
#carnagolpista2016, 4225
#forapt, 2145

Já as palavras mais frequentes nessa coleção de dados, excetuando protesto, manifestação, manifestantes,incluídas entre as determinantes para a coleta, foram bem interessantes:
. corrupção, 26394
. dilma,18993
. rua,13399
. pt,12790
. aecio,9945
. lula, 8918
. rio, 8825

“Chamamos isso de “vocabulários das manifestações” na rede. Achei muito curioso que a palavra corrupção fosse a primeira entre as palavras mais correlacionadas aos termos da coleta. Uma surpresa para mim”, afirmou Fábio.

A palavra impeachment ocupou apenas a 31a posição no ranking. O que leva a crer que as manifestações estiveram intimamente ligadas à pauta das últimas semanas: a operação Lava Jato.

“Engana-se, ao meu ver, quem se dirige aos movimentos de hoje interpretando-os como algo restrito a um campo estritamente de direita. O que vimos foi uma reação à classe política. O governo de Dilma e do PT, e políticos do PSDB e do PMDB viraram os alvos da indignação popular. Não tenho como precisar ainda o tamanho disso dentro da massa de manifestantes”, concluiu.

Malini também plotou a rede de compartilhamentos no Twitter, a partir de 236.612 retweets, coletados a partir dos termos e no período já mencionados. Ao total, 100.298 perfis retweetaram e foram retweetados. O grafo, segundo ele, mostra um isolamento das redes mais governistas (área vermelha), que sustentam que há um golpe contra a democracia em curso. O outro polo conservador (em amarelo)foi engolido por uma população feita de celebridades, youtubers, nativos do Twitter e perfis que não são muito de debater política.

graforetweets

  • Diney ó pedreiro mineiro

    Poderiam disponibilizar uma imagem do grafo em alta resolução?

  • Val Fontanette

    Conheça o Itera Miner Analytics. Nós captamos o sentimento da população depois que levaram o #lula pra depor e captamos tb o sentimento da população diante da chamada de vir pras ruas no dia 13, hoje. Confira nossas análises em:
    http://www.itera.com.br/politica