Circuito Deluca

Dia Internacional da Mulher: Facebook dará aulas de programação

Publicada em 26/02/2015 19:09

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Facebook e a escola de tecnologia CTC Digital trazem ao Brasil uma série de aulas abertas e gratuitas de iniciação em programação e conceitos de codificação e lógica.

O treinamento é parte do projeto “Elas em Tec”, criada pelo Facebook e pela Casa de Cultura

Durante duas horas, as alunas aprenderão conceitos de linguagem inicial de programação, exercícios de lógica e escrita de códigos básicos.

O treinamento será realizado por Fernanda Alcântara, cientista da computação do Facebook. Ela utilizará nas aulas métodos interativos que buscam a popularização do ensino da programação, entre eles Hour of Code, Code Academy e Khan University.

As aulas incluem também jogos e exercícios práticos a serem trabalhados nos computadores do laboratório localizado na CTC Digital.

“A iniciativa busca despertar o interesse por tecnologia aplicada à programação. A intenção dessas aulas abertas não é apenas demonstrar um pouco das possibilidades para aquelas que querem trabalhar na área, mas mostrar que os conceitos de codificação e raciocínio lógico podem ser utilizados também em muitas outras atividades”, diz Fernanda. “Também serão dadas orientações para aquelas que querem seguir estudando na área”.

Fernanda personifica muita bem como o interesse em tecnologia pode ser despertado. Se formou em Ciência da Computação, com mestrado em inteligência artificial pela University College London. O pai trabalhava na área de TI, o que a fez se interessar pelo assunto ainda bem jovem.

O curso é destinado a mulheres de todas as idades e não é necessária nenhuma experiência na área. Serão três turmas nos dias 04, 05 e 06 de março, respectivamente, no laboratório de inovação do Facebook localizado na sede da Casa Taigurara, ao lado do metrô República em São Paulo. Total de 48 vagas, sendo 16 por dia de treinamento.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas por meio do site www.fb.me/elas ou, então, pelo e-mail elas@fb.com, com o envio do nome e telefone de contato.

O “Elas em Tec” chega ao Brasil para celebrar o Dia Internacional da Mulher, mas a intenção do Facebook e da CTC Digital é manter aulas abertas periódicas de programação para todos os públicos, masculino e feminino, mesmo após a semana comemorativa. Todos os meses serão comunicadas as datas das aulas abertas no portal da Casa Taiguara de Cultura Digital.