Circuito Deluca

Metade das 350 grandes marcas brasileiras já tem presença mobile

Publicada em 26/01/2015 18:25

A Pontomobi acaba de divulgar oficialmente a segunda edição da pesquisa Mobility Index, que avalia o grau de mobilidade das principais marcas anunciantes brasileiras.

A boa notícia, segundo Léo Xavier, co-fundador e CEO da empresa de mobile marketing, é que em apenas seis meses, entre a primeira e segunda edição do estudo, houve um avanço significativo na robustez de presença das principais marcas atuando no mercado brasileiro em relação à sua presença no ambiente móvel. O aumento da presença mobile foi de 46%.

Nesta segunda edição, 48% das 350 marcas pesquisadas já passa a contar com presença estruturada em plataforma móveis, seja através de sites ou/e de aplicativos. Na primeira edição, realizada em junho de 2014, apenas 36% das 275 empresas pesquisadas possuíam presença mobile.

Como na 1ª edição, esta 2ª edição do Mobility Index, da Pontomobi, agrupou as empresas analisadas em cinco perfis, com base na atuação no ambiente móvel. Desta vez, 37,4% foram consideradas Zero Mobile, 14,6% Mobile Curioso, 32,6% Mobile Básico, 10,3% Mobile Ready e 5,1% Mobile Expert.

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Quando comparamos apenas as empresas presentes na 1ª edição do estudo, encontramos crescimento de 71% em “Básico” e 26,4% em “Expert” (veja tabela abaixo). Ao todo, 73 marcas subiram de categoria (26,5% da base avaliada na 1ª edição): 42 marcas se tornaram Mobile Básico, 16 marcas se tornaram Mobile Ready, 10 marcas se tornaram Mobile Curioso e 5 marcas se tornaram Expert.

tabela1

Considerando apenas as marcas de bens de consumo, na 1ª edição do Mobility Index, 12% dessas marcas estavam na categoria Básico. Já no estudo atual, esse número subiu para 27%, o que mostra que as empresas que atuam no segmento estão apostando mais em soluções móveis para se relacionar com seus consumidores.  Das marcas avaliadas, 18 alcançaram a classificação “Expert”, enquanto outras 8 obtiveram a classificação “Ready”.

App ou site móvel?
Muito se discute sobre desenvolver ou um site móvel ou um aplicativo. Entretanto, na visão da Pontomobi, ambas são plataformas complementares, já que cada uma segue um mindset específico do consumidor, havendo conteúdos e serviços mais adequados a cada formato. Por isso, essa adequação é levada em conta nos critérios de avaliação do Mobility Index.

Entre as marcas avaliadas na última edição, 45% possuem mobile sites e 35% contam com aplicativos para iOS e/ou Android. Em comparação ao cenário de seis meses atrás, isso representa um crescimento de 11% na adoção de sites móveis, o que é atribuído a fatores como a existência da versão desktop, facilitando o planejamento e a tomada de decisão; a familiaridade com o ambiente web; a existência de uma audiência em crescimento – que já interage com o site desktop via mobile, levando a resultados positivos mais imediatos – e o maior esforço e investimento para a adoção de apps.

“Entendemos que os sites favorecem a busca por conteúdos de consumo rápido e sem frequência pré-definida ou serviços e ações que irão ocorrer no curto prazo, muitas vezes derivados de impulso. Já os apps favorecem a frequência e o relacionamento, o que significa conteúdos e serviços dos quais o usuário deriva valor ao tê-los instalados em seu dispositivo móvel”, explica Terence Reis, sócio-diretor da Pontomobi.

Com relação aos mobile sites, a opção pelo formato responsivo cresceu: 42% dos sites adotam este formato, em comparação com 24% no estudo anterior.

No que se refere à experiência do usuário, foi observada a seguinte distribuição entre estratégias das marcas com presença mobile: ações promocionais e/ou vendas (38%); prestação de serviços (33%); suporte à experiência de uso (29%) e entretenimento (11%).

Marcas que possuem relação direta com o consumidor tendem a focar nos serviços, como bancos, companhias aéreas e varejo. Já as marcas que não possuem uma relação direta precisam buscar justificativas para sua presença no ambiente móvel. Por isso, muitas criam conteúdos que estimulam a experiência de uso, como a entrega de conteúdos que irão melhorar a experiência de uso do produto, contribuindo para a melhoria no vínculo com o consumidor.

Conheça as 25 marcas com maior índice de mobilidade no Brasil:
1. Oi
2. Porto Seguro
3. Itaú
4. Bradesco
5. Vivo
6. TIM Brasil
7. Claro
8. Microsoft
9. Coca-Cola
10. Banco do Brasil
11. Magazine Luiza
12. Extra
13. NET
14. Red Bull
15. HP
16. Petrobras
17. Coelho da Fonseca
18. Casas Bahia
19. Ponto Frio
20. Netshoes
21. Samsung
22. Gol
23. IBM
24. Buscapé
25. Skol

E as marcas com maior evolução no Mobility Index ao longo dos últimos seis meses:
1. Porto Seguro
2. NET
3. Magazine Luiza
4. Veja
5. Colgate
6. Allianz
7. Azul
8. Philadelphia
9. Sonae
10. Ricardo Eletro
11. Insinuante
12. Sanofi

  • James EMárcia Prado

    O mundo está ficando mobile e você não pode ficar para trás. Há oito anos no mercado americano de desenvolvimento tecnológico voltado para a área mobile, nossa filial no Brasil atua há um ano como a única empresa que constroi websites focados em smartphones. Veja o video, conheça o que a Imobileweb pode fazer pelo seu negócio:
    http://youtu.be/vuZqR4FfHhk