Circuito Deluca

Agora é oficial: .GLOBO é o primeiro dos novos domínios da Internet concedido ao Brasil

Publicada em 06/05/2014 19:07

Desde de que a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers -ICANN, autoridade internacional sobre nomes de domínio internet, divulgou a lista de candidatos a novos domínios genéricos de primeiro nível – os chamados gTLDs ou generic top-level domain – os brasileiros ficaram sabendo do interesse de empresas e entidades aqui do país em terem seus próprios sufixos nos endereços usados na grande rede.

Segundo um documento divulgado pela ICANN, na época, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (o NIC.br) entrou com um pedido para ser dono dos endereços que terminam em .BOM e .FINAL. Já os bancos Bradesco e Itaú, os postos Ipiranga, a empresa de cosméticos Natura e o portal UOL fizeram os pedidos de domínios que terminam nos nomes de suas marcas (.BRADESCO e .NATURA, por exemplo). A Telefònica registrou .VIVO. E as Organizações Globo  tratou de pedir o domínio .GLOBO.

Esta semana, a Internet Assigned Numbers Authority (IANA) confirmou a incorporação do domínio .GLOBO à raiz da Internet.

No documento encaminhado à ICANN,  a Globo informa que o domínio .GLOBO “será específico, criado para concentrar todos os conteúdos gerados pelas Organizações Globo”.  No primeiro momento, o foco será usá-lo na  TV Globo e na Globo.com, mas a intenção é, no médio prazo, ter todos os conteúdos da marca Globo sob o domínio .GLOBO”.

“Vamos criar uma nova casa para a Globo na internet! Como hoje, vamos produzir conteúdos específicos para o canal digital e adaptar a ampla gama de conteúdo para a internet. Desta forma, a Globo irá atestar a origem do conteúdo sob o .GLOBO, evitando cybersquat/cybersquatting e fraudes. Queremos também ter uma vantagem competitiva frente a nossos concorrentes com o objetivo final de ser o primeiro nome de domínio para notícias e entretenimento na internet no Brasil. O gerenciamento de domínio .GLOBO estará a cargo das Organizações Globo e particulares não terão a possibilidade de se registrar”, diz o documento. O que significa que terceiros (nós internautas, por exemplo) não terão a possibilidade de solicitar ou registrar endereços com o sufixo .GLOBO.

Há grandes somas de dinheiro envolvidas no simples processo de análise de novos domínios, embora a ICANN afirme que sejam apenas suficientes para o próprio processo. Há muitas exigências técnicas para a operação dos novos domínios na Internet. Poucas serão as empresas capazes de cumprir as exigências técnicas da ICANN em relação a administração dos servidores DNS em si. O domínio .GLOBO passou  por esse processo.

O domínio.RIO também.  É muito provável que o Rio de Janeiro venha a ser a primeira cidade da América do Sul a ter um domínio de primeiro nível (gTLD) próprio. As outras 5 candidaturas de domínios de cidades da América do Sul e da América do Norte são .MIAMI, .NYC, .QUEBEC, .VEGAS. Portanto, quatro nos EUA e uma no Canadá.

A taxa de inscrição da candidatura do domínio foi de  185 mil dólares  Uma vez aprovado o pedido, a taxa anual mínima de novo registro no ICANN é de 25 mil dólares. Existem ainda custos substanciais para a infraestrutura técnica. e custos operacionais, administrativos, legais e de marketing. Dependendo o domínio, o custo global de novos gTLDs pode chegar a até 2 milhões de dólares.

  • Luciano

    A rede Globo deveria registrar o domínio .CADEODARF

  • questpoa

    Vejo a Record com invejinha, kkkkkkk

  • http://www.4notfound.com Fernando Hp

    Globo é uma merda !!!!!!! Rede Podre manipuladora

  • Kowalski

    Como se a Globo fosse a única que não prestasse e as outras, “santinhas”.

    Típico discurso decorado pelos PTralhas e esquerdopatas…

  • Thiago Martins

    Incrível como QUALQUER notícia publicada em QUALQUER lugar sobre QUALQUER assunto, SEMPRE acaba tendo um comentário do tipo: “Culpa do PT!”

  • gabriel rocha

    o grupo globo e com certeza o maior difusor de porcarias e mentiras do brasil…. os outros grupos… so porcarias mesmo!!!

  • Peixoto

    Concordo e adiciono um outro comentário “É a maior besteira e disperdício de dinheiro, pois ela deveria criar novas extensões em português e administrá-las como o Google fez com 104 e a Donuts com 302 extensões. Do Google pra se uma idéia: tem .android .app .are .babe .blog .buy .channel .family .free .film .game .google .love .live .mail .map .med .music .movie .search .shop .show .store .tube .vip .web .wow .you ”
    Vai vender os dominios para quem quiser.
    Imagina quanto vai valer registrar um dominio chamado
    sex.free ?
    Vale milhões. Com apenas uma destas extensões, você fica milionário, pois milhares de domínios podem ser vendidos de cada extensão.
    Isto é que é saber usar o dinheiro que tem e não da forma vomo a Globo vai fazer.
    Abraços

  • EnzoEstrella – Rede Globo!!!!!

    sai dai seu BUNDÃO